Aquelas coisas bobas que também importam

Hoje seria minha formatura da faculdade…

Há onze anos atrás, quando terminei o nono ano do fundamental houve algum problema na escola em que eu estudava, já não me lembro o que aconteceu, só lembro que por algum motivo não haveria formatura naquele ano. Todo ano tinha formatura de nono ano, mas em 2009 não teve. Lembro de ficar um pouco chateada, mas tudo bem, não era realmente uma formatura, apenas uma cerimônia de passagem do fundamental para o ensino médio.

Então chegou 2012, o meu terceiro ano do ensino médio, e adivinha? Também não haveria formatura, dessa vez fiquei realmente chateada. O que acontecia? Eu nem estudava mais no mesmo colégio do ensino fundamental… Talvez algum complô dos colégios da cidade contra os meus desejos de vestir uma beca e receber um canudo? Talvez! Ou talvez eu esteja sendo um pouco dramática. Os responsáveis? Alguns meninos imaturos que resolveram explodir bombinha no banheiro masculino no último dia de aula. Consequência: cancelamento da formatura. Nunca gostei dessas punições que castigam mais quem não fez nada que qualquer outra coisa. Eu achava muito azar, qual a chance de duas escolas cancelarem os eventos de formatura exclusivamente no meu ano? Minha irmã se formou dois anos depois na mesma escola sem nenhum problema.

Pensei comigo mesma que era melhor assim, pelo menos não ia gastar dinheiro, mas prometi a mim mesma que quando eu fizesse uma faculdade eu iria me formar “direito”, com um vestido belíssimo e todas as frescuras que exigem a ocasião.

Passaram-se oito anos desde que fiz essa promessa a mim mesma. Ano passado (2019) foi meu último ano de engenharia química. Cinco anos suados, porém bem feitos, de faculdade. Logo no segundo ano da faculdade eu havia me decidido que assim que finalizasse minha graduação eu iria para fora do país. Queria conhecer gente, conhecer o mundo, novas culturas, queria mudanças. Decidi fazer isso ao finalizar a faculdade, porque me conhecendo bem, sabia que existia um grande de risco de querer ficar fora mais tempo do que o planejado. Então não seria boa ideia largar a graduação no meio.

Assim que o terceiro ano começou foi anunciado o evento de formatura e abertura para as adesões. Neste momento já fazia um ano que eu estava planejando meu intercâmbio. Como havia acabado de começar a trabalhar na época, eu não tinha muito dinheiro e queria juntar o máximo que fosse possível. Então, com certo pesar no coração, decidi que não iria aderir a formatura. Eu ansiava demais pela minha viagem e faria o que fosse necessário para realizá-la. No entanto, ainda tinha total intenção de participar da festa como convidada para poder celebrar a conquista com as minhas queridas amigas.

No finalzinho de 2019 foi anunciado pela comissão de formatura da faculdade que a festa seria realizada somente em maio de 2020. Não acreditei, eu já tinha tudo planejado, geralmente as formaturas ocorrem entre fevereiro e março, portanto viajaria entre final de abril e começo de maio. Por sorte, ainda não tinha fechado o intercâmbio e decidi analisar se seria viável esperar para até depois da formatura.

Eu não sei se Deus ajudou ou se aquela frase de que quando a gente quer muito alguma coisa acaba dando certo é real, eu só sei que eu acabei conseguindo fechar o contrato que eu queria para um programa cultural na Alemanha com início em 01/06/20. Sensacional, pensei. Vou conseguir fazer tudo o que queria, não poderia ser melhor.

Na semana seguinte a chegada dos meus papéis do intercâmbio, já estava tudo certo e organizado, todos os documentos em mãos, tudo pronto, fui organizar minha formatura. Comprei um vestido maravilhoso, saí com algumas amigas e fizemos mil planos. 2020 mal havia começado e já estava sendo sensacional.

Pouco tempo depois, CORONA VÍRUS chega ao Brasil. Eu estava acompanhando as notícias, sabia o que estava acontecendo na China, logo começou na Itália também. Mas, sinceramente? Eu não imaginei, nem nos meus piores pesadelos, que chegaria as atuais proporções. Talvez eu tenha sido ingênua ou até mesmo estúpida de sair comprando vestido e fechando contrato no exterior? Talvez! Mas eu nunca tinha visto algo assim na vida, eu nunca imaginei que as pessoas ficariam trancadas em suas casas, todo tipo de evento seria cancelado, não poderíamos nos tocar, todas as fronteiras entre os países ficariam bloqueadas. Nunca!

E agora eu estou aqui com uma mistura absurda de sentimentos. Eu estou triste, porque milhares de pessoas estão morrendo. Eu estou com medo, porque eu não sei o que vai acontecer com o mundo e com as pessoas que eu amo. Eu estou revoltada, porque minha formatura foi reagendada para 2021 (mas sei que é o melhor a se fazer). Eu estou ansiosa, porque não sei quando vou poder reorganizar meus documentos e dar entrada no novo visto para meu sonhado intercâmbio. Eu estou muito feliz e agradecida, porque posso ficar em casa em segurança com a minha família, enquanto tantos outros não têm tamanho privilégio. Neste exato momento eu estou rindo, porque é o que tem para hoje e uma coisa que eu aprendi nessa vida é que não adianta sofrer por aquilo que você não tem como controlar.

Eu não sei como vai ser o desenrolar dessa história, eu não sei se eu vou conseguir participar da minha formatura e nem quando conseguirei fazer o meu intercâmbio. Acho engraçado como nossos sonhos e desejos mudam de proporção conforme o tempo passa e a vida nos impõe situações inesperadas.

Eu espero de coração conseguir ir na minha festa de formatura antes de sair do país. Mas, se não der, tudo bem. Hoje a formatura ficou em segundo plano, o que importa mesmo é que sou engenheira, com festa ou sem festa. O intercâmbio sai quando for seguro sair. Hoje o meu desejo em primeiro plano é que consigamos sair dessa juntos, saudáveis e melhores. Pessoas melhores. E assim que isso acontecer volto aqui para contar se consegui cumprir ou não a promessa que a Gabriela de 17 anos fez em uma época em que uma festa era o grande problema da vida dela rs 😉

Leia também

Publicidade

15 comentários sobre “Aquelas coisas bobas que também importam

  1. O que possa te dizer de concreto é: tudo passa.
    Sei que seus sentimentos são todos compreensíveis, mas no calendário Divino, as coisas só acontecem, quando tem que acontecer.
    E como vc disse, há o agradecimento por estar bem, em condições de ficar em casa, coisa que milhares, infelizmente não tem, mesmo querendo.
    Seu momento de voar, vai chegar e vai ser massa( como a gte diz na Bahia).🙏🏻

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s