Ação e reação

Também conhecida como terceira Lei de Newton, poderia ser chamada de lei da vida. Já reparou que tudo que acontece com você reflete no seu corpo? Já me peguei pensando o porquê de “do nada” o corpo se abalar, ficar doente etc. E sempre que analiso mais a fundo percebo que isso veio depois de algum momento difícil que enfrentei. É engraçado, na verdade, que essa resposta do corpo não é automática, claro que existem alguns reflexos mais instantâneos, mas no geral a reação vem depois de certo tempo.

Uma vez peguei uma forma quente com as mãos e não senti nada. Percebi que tinha feito besteira pela cara de espanto dos que estavam ao meu redor. Desencostei a mão da forma e senti um leve formigamento e aos pouquinhos comecei a sentir a pele repuxar. Foi ficando cada vez mais forte até ficar insuportável. Foi uma queimadura estúpida e pequena, porém fez um belo estrago. Tenho a cicatriz até hoje.

Sei que existem explicações científicas para esse delay, como a analgesia induzida pelo estresse, mas acho que vai além. Pois como explicar que um período psicologicamente ruim pode afetar sua saúde física mais para frente? Tem gente que não acredita que exista relação. Eu não sei explicar, mas acredito. E acho importante esse delay entre o período ruim e as consequências que refletem no seu corpo, pois, ainda que não seja esse o motivo dele existir, quando você se recupera do que te afetou você está mais apto a uma boa recuperação de qualquer que seja o reflexo que foi causado no seu corpo também.

2021 chegou na minha vida já chacoalhando tudo. Alguns pequenos sustos, algumas idas ao PS, consultas e exames inesperados. Confesso que senti medo por um momento, mais longo do que eu gostaria inclusive. Mas agora já respirei fundo e percebi que faz sentido. Isso é reflexo de momentos anteriores. E não existiu na minha vida um momento em que eu me sentisse mais em paz e preparada para enfrentar o que quer que o destino resolva me colocar na fuça.

Ainda não sei exatamente a causa do problema, provavelmente nada demais. Só um susto para ficar esperta. Não sei se é o fluxo normal da natureza, se é sobre energias, sobre a lei da ação e reação, se é Deus escrevendo certo por linhas tortas, tudo isso junto ou se não é nada disso e eu sou meio doida (nunca se sabe né? rs). Mas tenho aprendido a observar mais, a me cuidar melhor, a me entender melhor. E isso me traz paz e convicção de que tudo vai dar certo no final. Que 2021 seja um ano de muita saúde e amor

Leia também

28 comentários sobre “Ação e reação

  1. Devemos, por certo, dialogar mais com nosso corpo, sendo que a parte mais essencial é escutar o que nos diz, o que nos conta e também por sofre dor. Pra mim, toda uma vida de sentimentos está nele e ele reage de acordo com cada momento que vivemos. É a nossa alma se expressando. Gostei muito e por favor, esteja bem, cuide-se muito. Certo? Beijo e um grande abraço. 💐☮️❤️☕️📚

    Curtido por 1 pessoa

  2. Gabi, espero que você fique bem! Tem vezes que pode ser um alerta, como você disse, para pausar e observar como tem sido sua caminhada. Se precisar conversar, manda uma msg no Instagram. E seu texto me lembrou a música “A Cura”, do Com fé, café. Beijo grande! 🌻

    Curtido por 1 pessoa

    • Muito obrigada, Nic!
      Pois é, têm sido tempos de aprendizados. Acho que o maior da minha vida.
      E verdade, a música cai como uma luva aqui!
      Beijão, depois apareço lá no insta 😉💓

      Curtido por 1 pessoa

  3. Esse “delay”, descrito por você já aconteceu comigo algumas vezes, mas, numa delas foi extraordinariamente, por um longo tempo… No que diz respeito á dor física durou umas 5 horas, ou mais.., Quanto á psicológica, depois de quase 22 anos, não sei dizer se já chegou, se já passou, se ainda virá…
    Se tiver um tempo leia este post no link… Quero ver se entenderá o contexto… É uma paráfrase de ” No meio do caminho” de Drummod.

    https://estevamweb.wordpress.com/2018/04/04/no-meio-do-ar/

    Curtido por 1 pessoa

    • São coisas difíceis de se explicar por meio de palavras, né? Mas nós sentimos e muito!
      Muito boa a paráfrase, acho que nos resta tentar a ser mais como a água, que sabe como contornar as pedras no caminho. Não é tão fácil, mas seguimos tentando 🙏🏻

      Curtir

  4. Bom dia Gabriela… os antigos já falavam em “mente sã, corpo são” (mas poderia ser “mente e corpo, são” rsrsrs). Eu acredito nesta relação sim, mente e corpo. Quanto ao delay, é como um truque mágico… uma mão nos distraí enquanto a mágica está sendo feita na outra. Como você mesmo disse, observe mais e cuide-se melhor, que também tenho certeza de que tudo vai dar certo no final. Estamos vibrando por você, minha amiga! Que seu domingo seja abençoado… beijo no coração!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Gabi, te desejo melhoras! Periodos estressantes ou simplesmente não jogar pra fora aquilo que deveria ter sido dito podem causar desequilíbrio interno, afeta a nossa entropia e em algum momento estoura no físico! Mas sustos também são bons pra gerarem reflexões e para fazer correções de rota!

    Curtido por 1 pessoa

    • Sim, eu também acho que o inconsciente “fala” muito. Acho que o grande desafio é conseguirmos prestar mais atenção a todos os sinais que ele nos dá.
      Eu imagino, 2020 mexeu muito com a vida individual e coletiva de todos nós. Mas eu tenho muita fé que devagarinho tudo vai começar a melhorar 💕

      Curtido por 1 pessoa

    • Nossa que sensacional, deve ser incrível ter um pai professor de física haha
      Eu adoro o termo ação e reação, ele se encaixa tão perfeitamente em quase todas as situações!!
      O PS é de pronto-socorro 😉 💕

      Curtido por 1 pessoa

  6. O corpo fala, é o que me dizia a nonna. Esteja atenta, nos avisava.
    Eu aprendi a reconhecer quando corpo quer parar, pausar. Acho maravilhosa essas engrenagens e gosto imenso de ser capaz de compreender as necessidades delas. .
    Espero que esteja tudo bem com você e que 2021 seja um ano inteiro-intenso e sem sustos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Sábios são os conselhos dos nossos antecessores!
      Eu diria que ainda estou aprendendo, mas a cada dia que passa melhora um pouquinho.
      Estou melhorando, muito obrigada Lunna!
      Também espero, viu ?! Muita luz para nós 💋🌺

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s