A curva mais bonita do seu corpo

Eu sou uma pessoa sorridente. Desde sempre! Me lembro de ouvir de um colega de sala, quando era bem novinha ainda, que “a Gaby vai ser daquelas que não para de sorrir quando se apaixona”. E sabe, ele não estava errado, mas incompleto, porque sou daquelas que não para de sorrir nunca. Vai ver sou apaixonada pela vida…

Sorrir não é maravilhoso? Se eu vou a padaria e o atendente já me fala bom dia com um sorriso, eu compro meu pão mais feliz. Aliás, já fiquei sem graça de sair de lojas que não encontrei o que queria, porque o vendedor foi tão simpático que fiquei triste de não ter comprado dele (talvez eu seja estranha kkkk). Por outro lado, já deixei de comprar coisas pois o atendente foi tão antipático que me senti incomodada. O fato é que eu realmente acredito que simpatia e carisma são algumas das mais belas características do ser humano, então para que economizar?

Mas infelizmente (infelizmente mesmo) tem gente que se incomoda. Já levei uma senhora patada violenta uma vez no trabalho. Uma moça, acho que não estava no seu melhor dia, passou por mim e eu sorri. Para que? A mulher ficou revoltada, “Por que você ‘tá’ sempre sorrindo? Eu em, a vida não é assim não. A gente tem conta para pagar, a empresa tem contas para pagar, não tem necessidade de ficar rindo o tempo todo. Não sei de onde vem tanta felicidade”. Fiquei tão chocada e quase morri de vergonha, porque ela falou alto e o setor inteiro ouviu. Fui pega tão desprevenida que nem consegui responder nada. O que, aliás, foi melhor, talvez se eu tivesse respondido, depois teria me arrependido.

Fora isso, sempre tem o problema dos homens. Claro que não são todos, mas ainda existe muita gente sem noção no mundo. Já passei por alguns momentos muito desconcertantes por causa de um único e inocente sorriso. Porque, sim, um sorriso, na grande maioria das vezes, é totalmente inocente. Alguém precisa explicar isso para alguns homens por aí!

Por essas e outras eu já cheguei a cogitar me controlar mais e não sair sorrindo para todo mundo. Eu sou aquela que quando cruza o olhar com alguém já sorri automaticamente, quase um reflexo. Sei lá, acho que é meu jeito de dar oi, de dizer “eu te vi”, não sei. E eu gosto quando as pessoas são assim também. Então seria muito difícil eu me habituar a fazer diferente.

Mas aí, com o tempo, eu cheguei a conclusão de que não vale a pena. Eu ficaria menos feliz de mudar isso. A gente tem que mudar na gente o que não vai muito bem, o que pode causar algum mal para os outros ou para você mesmo e não as coisas boas. Inevitavelmente passarei por situações desagradáveis como essas de novo, mas tudo bem. Os momentos prazerosos vêm sempre em maior número. E ao invés de ficar chateada quando acontece, porque geralmente eu fico, tento enviar boas energias para essas pessoas. Talvez elas estejam precisando muito.

A verdade é que esse tipo de situação fala mais sobre a pessoa que está atacando do que a que está sendo atacada. Vai saber o que a moça do trabalho já tinha passado naquele dia, né? Não que justifique, eu acho que nunca justifica. Respeito e consideração devem prevalecer sempre, pois problema todos têm e o mundo não é obrigado a lidar com suas grosserias porque seu dia não foi fácil. Mas, ao mesmo tempo, todo mundo erra e quem sou eu para não perdoar? Acho que esses momentos me ensinam muito sobre como eu não quero ser na vida. E procuro me vigiar, para que nos meus momentos mais problemáticos eu não saia atacando e nem sendo inconveniente com os felizes ao meu redor.

A minha versão mais nova e ingênua nunca iria imaginar que sorrir poderia trazer coisas ruins ou situações desagradáveis. Acho que em parte, o processo de crescer e amadurecer em si pode nos fazer perder um pouco dessa magia e paixão pela vida. E isso é muito triste, acho importante relembrarmos de como costumávamos ver o mundo quando crianças.

Se você também é sorridente e tem deixado de ser, ou se ainda é, mas também fica super chateado com esse tipo de situação, saiba que você não está sozinho. Nem sempre é fácil, mas eu digo com toda convicção do mundo e sem um pingo de medo de estar errada, que o mundo é um lugar melhor com o seu sorriso. Por isso continue a sorrir sempre! Afinal, como dizem por aí, o sorriso é a curva mais bonita do seu corpo 😉

Foto autoral – Essa sou eu em frente a Catedral de São Sebastião – Rio de Janeiro/2018.

Leia também

40 comentários sobre “A curva mais bonita do seu corpo

  1. Sorrir é a forma que temos de mostrar nosso bem-estar lá fora. Muitas pessoas passam a vida com cara de preocupação, nojo e o que não sabem é que sorrir, mesmo para nós, traz múltiplos benefícios. Sorrir todas as manhãs em frente ao espelho ajuda nosso corpo a se preparar para ter um dia melhor em todos os níveis, além de melhorar nossa saúde física e emocional, proporcionando uma dose extra de alegria.
    Portanto, você encontra situações desagradáveis, deve impor seu caráter e personalidade, pois ninguém pode tirar sua felicidade.
    E se você é a única na foto, é uma mulher muito bonita, com um sorriso terno capaz de derreter completamente o Pólo Norte.
    Uma reflexão muito apropriada para os momentos de pandemia que estamos sofrendo.
    Bom final de semana.
    Manuel Angel

    Curtido por 2 pessoas

  2. Tenho o hábito de sorrir o tempo todo também, e já fui repreendido por um professor na faculdade devido a isso (vai entender). Hoje em dia eu preciso ser simpático devido ao meu trabalho, ainda mais que lido com muita gente exigente e mal humorada, aí já viu, situações e histórias tem de monte hehe! Mas eu não ligo não, e acho que você leva muito bem as situações, tirando o fato que você disse sobre homens (creio que deve ter recebido abordagens desagradáveis). Mas enfim, o negócio e não dar bola pros outros e continuar sendo nós mesmos!

    Curtido por 2 pessoas

    • Realmente, não dá pra entender algumas pessoas né? RS
      Também já trabalhei com o público e sei como é. Mas no somatório as experiências positivas são sempre maiores!
      A gente vai aprendendo a ignorar as situações desagradáveis.
      E adoro ser sorridente, fico feliz de saber que você também é 😊
      Nada melhor que um sorriso 😁

      Curtido por 1 pessoa

  3. Continue sorrindo Gabriela (o mundo agradece)… gentileza e simpatia andam sempre de mãos dadas. Eu sou daqueles que “acorda com uma vontade danada de mandar flores ao delegado, de bater na porta do vizinho e desejar bom dia, de beijar o português da padaria” kkkkkkk (acho que isto dá uma música). Concordo com você quando diz que “o sorriso é a curva mais bonita do seu corpo” mas toda beleza que transborda dele, vem do seu coração, pode ter certeza disso! Que seu fim de semana seja abençoado, minha querida amiga… e continue sorrindo! Beijo no coração

    Curtido por 1 pessoa

  4. Acho que sou o contrário. Preciso sorrir mais, rs…não que eu tenha cara de empurrada mas sei lá…muitas pessoas já pensaram que eu fosse metida por causa da minha expressão e dps conversando comigo perceberam que se enganaram, rsrs… como vc disse, a gente na maioria das vezes não tem noção do que o outro tá pensando da gente. Fazemos as coisas sem perceber, até mesmo porque não andamos por aí com um espelho diante de nós 😂

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ops, nao consegui corrigir meu comentário: *emburrada. Esses corretores de celular me cansam, rs. Ah, e sobre sorrir muito e os caras confundirem, é verdade. Já ouvi dar muito disso…no meu caso, os engraçadinhos que não tinham boa intenções caíram fora, rs …mas eu qdo noto que a pessoa é de boa eu converso sorrindo normalmente e às vezes até solto risada.

    Curtido por 1 pessoa

    • No final das contas acho que tudo vai de como a gente escolhe dosar né?
      Tem gente que sorri muito, outros nem tanto, isso é normal. O mais importante é você estar confortável consigo mesma.
      Às vezes aparece um sem noção, mas já me incomodo menos com isso hoje em dia. Na maioria das vezes as pessoas são legais e retribuem a gentileza.
      E você falou bem, conforme conversamos e conhecemos o outro melhor tudo vai fluindo mais naturalmente e o riso fica mais espontâneo.
      E corretores sempre causando na nossa vida né? rs não há quem escape kkk
      💋🌺💕

      Curtir

  6. Li atentamente seu sorridente texto… Vou confessar-lhe que na condição de frade franciscano eu era só sorriso, primeiro porque um dos principais carismas de São Francisco era a alegria. Em segundo lugar por me fazer bem. Mas, isto incomodava muito alguns de meus confrades. Achavam que eu queria era ‘aparecer’ e chamar atenção só para mim… Depois que saí da vida religiosa, comecei a trabalhar como professor dos anos finais do Ensino Médio e períodos iniciais de cursos superiores… No inicio era só sorriso… Tive que mudar…Adolescentes confundiam muito e minha namorada, hoje esposa, tinha um ciuminho. Hoje, muitos chegam a me ver sério demais, especialmente, amigas de minhas esposa e alunos/as…A poesia em ajuda nisso… Ao escrever sinto-me a sorrir para o mundo…

    Curtido por 1 pessoa

    • Em vários momentos nos pegamos impondo limites a nós mesmos por causa dos outros né?
      As pessoas são maravilhosas, mas às vezes, complicadas também :/
      Acho que o mais importante é você se sentir confortável e realizado com as escolhas e mudanças que fizer.
      Fico feliz que tenha encontrado novas maneiras de sorrir, o mundo agradece 🌺❤️

      Curtido por 1 pessoa

  7. Bom, nada como um sorriso, um texto sorridente para pessoas como eu, demasiado sério, de poucos sorrisos, mas que aprendeu com a doença e em especial no hospital e na químio o quanto receber e acolher um um sorriso traz paz e segurança. Muito obrigado, minha querida Gabriela, pelo sorriso que além da paz é pura vida. Beijo e um abraço carinhoso e imenso de harmonia. E, claro, por favor, cuide-se muito.❤️❤️💐💕🎶☮️

    Curtido por 2 pessoas

    • Olá, Fernando!
      Sorrir é mesmo um presente, um gesto tão simples que pode fazer a diferença no dia de alguém!
      Muito obrigada, querido ❤️
      Como você está? Andou sumido da plataforma, confesso que senti falta dos nossos papos e fiquei um tanto preocupada. Espero que esteja bem.
      Grande abraço, cuide-se também 🌺

      Curtir

  8. Olá Gabriela!
    Outro dia estava pensando que posso passar sem quase tudo, menos rir. Adorei o post. Continue sorrindo e aquilo que as pessoas pensam ou como interpretam é conteúdo delas e não seu. Sorria! Beijos e boa semana.

    Curtido por 2 pessoas

    • True!! For me is so weird to not being able to see people’s smile anymore. But you are right, the eyes send the message!
      Thank you so much for your visit and comment. I really appreciate it 💋🌺❤️

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário