Coisas que não entendo

Uma das coisas que mais tenho visto esses últimos dias é um ataque crescente ao pensamento positivo. Tem uma galera revoltada com pessoas que estão tentando trabalhar essa esperança de que as coisas vão mudar. Vi de muitas pessoas próximas frases como “eu não consigo ter toda esse otimismo de vocês, para mim isso é pura ilusão” / “não dá para ter pensamento positivo no Brasil, está tudo errado, a gente tá na m****, não tem mais esperança para o povo brasileiro” / “Não é hora de ter pensamento positivo, é a hora de fazer algo contra os absurdos que estão acontecendo”. E essas são só algumas, vi gente até descendo o nível e chamando as pessoas que estão tentando espalhar mensagens positivas de burras e negacionistas.

Eu não entendo isso. Acho que as pessoas estão confundindo o significado das coisas. Pois ao ler que não é hora de ter pensamento positivo instantaneamente meu cérebro dá “tela azul” PAM. Gente, como assim? Não ter pensamento positivo seria o que exatamente? Ter pensamento positivo para mim é acreditar que pode melhorar, que situações ruins não serão eternas. Que as perdas que sofremos são horríveis, mas a gente vai conseguir se reerguer e voltar a se permitir em algum momento, ainda que demore.

Vejo pessoas dizendo que a gente tem que tomar providências em relação aos absurdos que vêm acontecendo. Mas se eu tomo providência pelos absurdos que estão acontecendo é justamente porque eu penso positivo. Você se move em prol daquilo que acredita. Se eu acreditasse que nada tem jeito, nada vai dar certo e a gente não vai sair dessa, então porque eu iria reunir forças para lutar? Se não há esperança para o povo brasileiro, então porque se dar ao trabalho?

Dizer que precisamos continuar vivendo, não significa dizer para ignorar as regras de distanciamento e dar rolezinhos por aí. Significa que dentro das possibilidades limitadas que temos, é saudável buscarmos pequenos prazeres que nos façam bem. Seja ler um livro, seja fazer meditação, seja ver TV. É algo individual para cada um e está tudo bem. Você pode fazer isso, não é alienação, ao contrário, é saudável. Não tem nada a ver com política, não tem nada a ver com apoiar ou ir contra alguém. Não aguento mais as pessoas misturando tudo. E ainda assim, todas essas ideias não são uma regra, tampouco significam que eu dizer isso vai melhorar sua vida. De fato pode ser que sua situação esteja tão complicada que não te sobra tempo para buscar pequenos prazeres. Mas ainda assim ler uma palavra amiga alenta o coração.

Está rolando confusão por aí. Por isso deixo o alerta, cuidado para não atacar quem não está fazendo nada além de tentar encontrar um pouco de paz em meio ao caos. Ser positivo não significa sair por aí falando que está tudo bem e ignorar tudo que está errado. É através da sua positividade que você vai encontrar os meios para chegar aonde quer. Otimismo não é sinônimo de negacionismo, eu diria que tem um abismo de diferença entre os dois. Deus me livre não ter pensamentos positivos nas atuais circunstâncias. Não sei se saberia viver se não os tivessem. Eles me fazem levantar da cama todos os dias com a força que preciso ter para enfrentar toda essa loucura.

Talvez eu seja muito good vibes mas sempre acreditei que o amor é o melhor caminho. E não vai ser justo agora que vou pensar diferente. Tem gente que acha que só vencemos pela força do ódio. Cada um escolhe como lutar pelas suas batalhas, quem sou eu para ditar seu caminho? Mas acho que é um jeito muito triste de se chegar lá. Mais triste ainda atacar e julgar quem escolheu não ser assim. Aqui reina o otimismo e isso não vai mudar nem sob o maior discurso de ódio. Me recuso a não ser otimista porque as coisas estão ruins. É justamente quando as coisas estão piores que o otimismo é mais necessário. O amor é melhor, sempre será.

Foto Autoral – Pirassununga, SP/2021.

Leia também

23 comentários sobre “Coisas que não entendo

  1. É tão bom ler seus textos. Me lembra muito a postura do meu avô: ele era tão compreensivo, paciente e positivo, ao modo dele, que nunca levantava um ai contra ninguém e respeitava a todos. A diferença é que ele demorou uma vida inteira para encara a vida dessa forma, imagine!
    Que o amor continue a te guiar, um abraço Gabi🌼

    Curtido por 1 pessoa

    • Fico muito feliz de saber 🥰
      Mas sabe Lara eu acho que tem muita coisa que a gente leva uma vida inteira para aprender. Por isso que acho tão importante ampliar nossos canais de comunicação e aprender também com a experiência dos outros. Lógico que sempre vai ter uma coisinha mais para aprender, mas o quanto antes vamos enxergando o que faz bem pra gente, melhor né?
      Que amor continue a nos guiar ❤️
      Abração Lara 🌺

      Curtido por 1 pessoa

  2. Confesso que acabei desanimando e me contaminando de certa forma com muita desta gritaria por aí. Até que decidi recomeçar a fazer aquilo que sempre fiz, levar a minha vida da melhor forma possível. Não é questão de ser alienado como você disse, é ir atrás do que nos faz bem na medida do possível!

    Curtido por 1 pessoa

    • Acho que todo mundo em algum momento desanima um pouco né? É muita pressão em cima da gente o tempo todo. Esse texto foi até um momento de desabafo porque estava extremamente incomodada também! O mais importante é lembrar de como se reanimar de novo.
      Você está certíssimo, até mesmo porque, como faremos um Brasil melhor se estivermos todos esgotados mentalmente?

      Curtir

  3. Pois é, há mesmo muito dessa discussão tola disso e daquilo, para ao fim continuarmos caminhando para trás. É o momento do pragmatismo entrar em ação, atuar em favor do coletivo, para além de questões políticas, independente de lado ideológico, afinal somos todos brasileiros e iguais. O mais importante agora é consciência, discernimento, lucidez para que possamos superar as dificuldades. Cada um fazendo a sua parte, e isso com certeza não significa que pode caminhar, ler, pensar positivo, compreender/ajudar. Com força, muita força de vontade, iremos superar isso e a vida seguirá seu rumo e nós também. Importante texto para ser pensado, refletido e partir à ação. Um grande abraço, beijo e todo o cuidado do mundo, querida, e continue firme com teu pensamento, é essencial.☮️💐❤️☕️🐠

    Curtido por 1 pessoa

  4. Tenho visto muita confusão tb…muita falta de Interpretação de texto, muita hipocrisia, incoerências, enfim. Acho que pelo fato de todo mundo passar mais tempo na internet, por causa da quarentena, aquilo que é virtual está se tornando real e as pessoas estão perdendo os limites – se metem na vida dos outros sem nem mesmo conhecê-las, usam seus perfis como palanques pra se promoverem às custas dos outros. E tô falando de gente que tem conhecimento, gente influente, gente boa…vão lá pro canal delas no YouTube ou perfil de Instagram e “descascam” em cima de quem elas discordam…nem procuram saber por que a outra pessoa disse o que disse ou fez o que fez. A mídia social se tornou um tribunal, simples assim. Pessoas são condenadas todos os dias, são machucadas por palavra à troco de nada. Eu até estou tentando olhar menos os comentários públicos de redes sociais, porque tem hora que dá vontade falar umas poucas e boas, porém isso é tóxico e tb dessa forma acabamos fazendo igual aos outros, neh. O jeito é seguir nossa vida com foco, confiar em Deus e usar a internet com cautela. Esse lugar virou um campo minado.

    Curtido por 2 pessoas

    • É exatamente isso. O efeito manada tem dominado muito, uma pessoa puxa uma crítica, muitas vezes que nem faz sentido, e aí todo mundo segue na mesma direção tomando uma dimensão totalmente desproporcional.
      O jeito é a gente tentar filtrar e saber jogar fora tudo o que não fizer sentido. Mas ainda assim é bastante cansativo. Principalmente quando vem de pessoas que consideramos.

      Curtido por 1 pessoa

  5. Se a gente não ter fé na vida, tem nem sentido estar aqui, né? É acreditar em um mundo melhor que move a gente. Como você bem disse, lutar por algo já quer dizer que acredita. Muita gente falando demais, criticando demais… estamos juntas no otimismo que não é sinônimo de alegria no momento. Beijão!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s