O lugar certo na hora certa

Houve momentos na minha vida em que me estressei muito por pegar um engarrafamento que me faria chegar atrasada em algum compromisso. Ou momentos em que as coisas não saíram como planejei e por algum motivo isso me trouxe algum desprazer e consequências não tão boas.

Já aprendi que não somos responsáveis por controlar o que acontece ao nosso redor, mas apenas pelo caminho que escolhemos seguir diante das situações. Também já aprendi a não sofrer horrores porque o que eu planejei era diferente do que o que a vida planejou para mim.

Às vezes é difícil, mas acho que a vida é isso, um eterno aprendizado. Um dia viajei com a família e em todos os dias da viagem choveu, no dia que íamos embora saiu o maior sol. Olhei para minha mãe e resmunguei “a vida ‘tá’ de sacanagem né?” ao que ela me respondeu “Deus sabe o que faz, melhor chuva na praia e sol na estrada do que sol na praia e chuva na estrada”. E é verdade, não deu nem para resmungar mais depois dessa rs.

Outro dia li sobre uma empresa que tinha seu escritório em um dos andares do World Trade Center e convidou alguns colaboradores, que deveriam estar no prédio no momento do ataque e por alguma razão não estavam, para compartilhar suas experiências.

Copiei alguns relatos dessas pessoas para compartilhar com vocês:
“- Uma mulher se atrasou porque o seu despertador não alarmou a tempo;
– Um funcionário havia se atrasado porque pegou um caminho diferente a fim de chegar mais rápido e acabou atolado em um engarrafamento, pois havia acontecido um acidente na rodovia que havia pegado;
– Outro perdeu o ônibus;
– Uma foi atingida por cocô de pombo e precisou voltar para se trocar;
– Um dos sócios teve problemas ao ligar o carro e precisou chamar um mecânico;
– Outro funcionário teve que atender um telefone que acabou resultando em poucos minutos de atraso antes do atentado;
– Uma secretária entrou em trabalho de parto;
– Um zelador não conseguiu um táxi.
– Um senhor que ficou com uma bolha no calcanhar, devido o seu sapato ser novo e antes de chegar ao trabalho ele decidiu parar em uma farmácia para comprar um curativo.”

Esses relatos circulam na internet já há algum tempo, não sei dizer se realmente são verdadeiros. Mas, ainda que não sejam, poderiam ser. São situações corriqueiras que acontecem com todos nós. E é chocante parar para pensar nisso. Tirando a moça em trabalho de parto, os outros deviam estar, no mínimo, incomodados com os imprevistos e no fim do dia, graças a eles, permaneceram vivos. Hoje quando algo está começando a sair dos trilhos eu já logo penso que era porque que tinha que ser assim.

Não sei se vocês acreditam em destino ou coisas do gênero, nem eu mesma sei direito no que eu acredito. A única coisa que eu sei é que esse mundo vai muito além do que o meu pequeno ser é capaz de compreender. Sigo com a mente aberta para aprender sempre e aceitando que vão existir momentos que eu não vou ser capaz de entender, mas ainda assim serei grata por estar onde eu estiver. Porque no fim das contas, querendo ou não, nós estamos exatamente onde deveríamos estar.

Não sou professora, mas vou passar lição de casa: tentemos reclamar menos e agradecer mais. Cada dia, cada momento é um presente e, às vezes, a gente esquece. Quando as coisas estiverem difíceis lembre-se que tudo muda de perspectiva quando a gente presta mais atenção no que temos do que no que falta.

Foto Autoral – Rio de Janeiro/2018.

Leia também

17 comentários sobre “O lugar certo na hora certa

  1. Com o passar do tempo, a medida que amadurecemos, creio que ficamos um pouco mais pacientes, ou conscientes eu poderia dizer a cerca destes imprevistos. Já aconteceu uma vez de eu perder o ônibus para voltar pra casa e ter que pegar outro, e neste outro conheci uma guria que virou relacionamento depois… Ou seja, as vezes acontece do errado que dá certo!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Engraçado como essas coisas acontecem. Um tempo atrás (eu devia ter uns 14, 15 anos) eu dei de fazer birra no domingo de manhã, quando já estava na porta pra ir pra igreja. Literalmente empaquei e falei que não ia. Minha mãe, claro, falou que eu ia sim, como não? Ficamos na porta de casa, discutindo: não vou, não, que isso, claro que você vai, não vou, você vai, acabamos nos atrasando e minha mãe ficou pistola, falou que então ninguém ia.
    Pouco tempo depois nossa vizinha super querida (que estava sozinha em casa) começou a passar mal, e nós pegamos o carro e corremos com ela pro hospital, onde nos falaram que se ela não tivesse sido atendida rápido, teria morrido. Como disse minha mãe naquela ocasião, Deus enxerga mais longe que o homem, né?

    Curtido por 2 pessoas

    • Nossa, que história, Jay! Você foi o anjo que salvou a vida dela 🙂
      Realmente, as coisas tem um propósito muito maior do que, às vezes, somos capazes de enxergar. Por isso tento sempre confiar na minha intuição e dançar conforme a música, nunca sabemos os planos que a vida tem para gente, né?

      Curtido por 1 pessoa

  3. Assim como o sol do deserto amadurece a areia com certa a cada um de nós também, apenas que cada um tem o seu tempo. Colecionamos tantas situações e nem sempre paramos justamente para compreendermos os porquês de terem acontecido. Mas, aprendemos. (Uma confissão: sou um desastrado de primeira e por ser assim me transformei muito. Às vezes, para melhor, outras nem tanto.) Muito importante o post, Gabriela, me fez lembrar os “desastres”. Um beijo, querida, e por favor, continue se cuidando.❤️☕️💐

    Curtido por 1 pessoa

    • Fernando, que alegria te encontrar por aqui!
      Como andas querido? Espero que muito bem 🙂
      Também me considero uma pessoa desastrada viu. Acho que isso acaba fazendo prestarmos mais atenção aos detalhes.
      Grande beijo, se cuide também ❤️☕️

      Curtir

    • Gabriela, querida, estou bem, exames todos negativos e agora seguir em frente até a próxima leva que é entre julho e agosto. Mas continuo desastrado: ontem, bati com a cabeça na parede, estou com um “belo e charmoso” corte acima do olho esquerdo. Bom, isso mostra que estou bem mesmo. Feliz em falar contigo. Beijo, e todos os cuidados do mundo.❤️☕️💐

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s