Brazilian Berry

Eu cresci com essa linda Jabuticabeira no meu quintal. Desde que me entendo por gente conheço a dona Jabuticaba, para mim é tão comum que achei engraçado quando mandei uma foto para minha amiga lá de Hamburgo e ela disse que não sabia o que era.

Fui pesquisar e descobri que lá fora as poucas pessoas que já ouviram falar dessa frutinha, a conhecem como Brazilian Berry, pois é uma fruta nativa aqui do BR e bastante incomum e caríssima em outros lugares. Acredito que, principalmente, por não ser assim tão fácil de consegui-la. Ela é típica da mata Atlântica, leva entre 10 e 15 anos para começar a dar frutos e ainda assim, geralmente, é uma única safra por ano, de agosto a setembro. Digo geralmente porque a daqui de casa pelo menos, às vezes, dá fora de época também.

Aqui em casa antigamente eram dois pés, mas infelizmente um caiu há uns anos atrás em um período com chuvas muito intensas. Uma pena, aquele pé era o que tinha as frutas quase do tamanho de bolas de golfe (não é exagero rs, elas eram absurdamente grandes e bem docinhas).

A que ficou tem frutas menores, mas nem tão pequenas quanto as que vejo pelos mercados. Sempre docinhas e pretinhas, são deliciosas para comer, para fazer doces, sucos e até drinks (misturei com tequila e leite condensado e preciso dizer que ficou sensacional, aprovado!).

Minha mãe tem uma relação de amor e ódio com ela. Ela diz que faz bagunça o ano todo 😂. Quando está dando flor é uma tempestade de pó amarelo; depois vem a fruta que cai e os passarinhos que comem e derrubam tudo no chão; quando acabam-se as frutas, a árvore descasca inteira. É uma bagunça! Bagunça que dá trabalho, mas a gente adora.

A jabuticaba é o símbolo da casa, a família toda vem para comer. Engraçado que aqui tem várias árvores frutíferas, mas a jabuticaba é a queridinha. Ela é linda, tanto na época das frutinhas, quanto na das flores. A minha preferida é a das flores, parecem pompons amarelos. Ela fica tão cheirosa e atrai tantas abelhas que de dentro de casa dá para ouvir o zum zum delas. É a coisa mais linda do mundo!

A gente fala tanto sobre tesouros nessa vida e eu tenho um no meu quintal há tanto tempo e nem tinha me dado conta. Acho que fica aí a lição de prestarmos mais atenção ao nosso redor e darmos mais valor as pequenas grandes coisas da vida. Eu aqui no meio de toda essa loucura de SP, tenho meu pequeno paraíso no quintal.

E você? Gosta de jabuticaba?

Fotos autorais, tiradas no quintal de casa. São Paulo – SP/2020.

Leia também

Publicidade

35 comentários sobre “Brazilian Berry

  1. Que inveja da tua vivência… Na minha infância, morávamos numa casa com uma goiabeira no quintal. Era bom comer as goiabas e brincar com um balancê que meu pai amarrou num dos galhos mais fortes dela. Mas isso ficou tão pra trás na esteira do tempo que hoje me parece um sonho diáfano.
    Essa jabuticabeira me dá vontade de sentar ao pé dela, fazendo parte de sua história.

    Curtido por 1 pessoa

  2. “Tropic, o que você me deu por/ mãos cheias de cor./ Tudo que eu toco/ Vai encher-se de sol”, escreveu Carlos Pellicer, um poeta da minha terra. Fruta fascinante. Graças ao seu artigo lindamente escrito, Gabriela, agora gostaria de me preparar um drink refrescante com o BB. Saudações

    Curtido por 2 pessoas

  3. Que maravilha Gabriela… na minha infância, meu melhor amigo era o abacateiro. Eu tive tantos tesouros no meu quintal que dele saiu esta música https://panografias.com.br/no-meu-quintal/ (na foto são meus filhos e sobrinhos). Atualmente existe a “Camila Pitanga”. Agora… jabuticabas tem seu lugar viu?! Adoro e sempre dá briga aqui em casa… eles sempre deixam as bolinhas de gude menores para mim kkkkkkk. Jabuticabas lembra-me sempre o texto de Monteiro Lobato, O REFORMADOR DO MUNDO… já leu?! Se não, tenho certeza de que vai gostar. Vou te confessar uma coisa vi?! _ minha boca encheu d’água kkkkkkk. Obrigado pelo texto maravilhoso minha querida amiga… beijo no coração!

    Curtido por 2 pessoas

    • Ai que delícia né 😋
      Vou dar um pulinho lá no post da sua música.
      Aqui a pitangueira está cheinha já!
      Mas as jabuticabas menorzinhas às vezes são as mais docinhas, viu?!
      E siim, conheço essa história! Quando era pequena minha mãe sempre lia histórias de Monteiro Lobato para mim e a minha irmã. Nós adorávamos!
      Beijo querido 🌺💗

      Curtido por 1 pessoa

  4. Na minha casa tinha uma ameixeira (das amarelas), uma mimoseira e um pessegueiro. Adorava subir na ameixeira, e as vezes deixava até mesmo de jantar de tanta ameixa que eu comia! Infelizmente nenhuma delas existem mais, mas a lembrança ainda resta! E quanto a jabuticaba, eu não gosto não, mas não me pergunte o por quê, simplesmente não me apetece!

    Curtido por 2 pessoas

  5. Eu viajei aqui… a primeira vez que travei contato com a brazilian berry foi na primeira infância ao visitar parentes no interior de São Paulo. Cidade quente e eles tinham no quintal uma linda árvore. Amei. Mas não conseguia pronunciar o nome de maneira alguma. rs
    Depois, ao me mudar para São Paulo na adolescência, encontrava nas idas ao Mercadão, o fruto e embora estranhasse o sabor, gostava. Minha zia fazia geléia e ficava muito bom. Fui embora para Coimbra e voltei a São Paulo quase dez anos depois… na casa do mio amore, tinha uma bela jabuticabeira no quintal e o processo era essa bagunça deliciosa. Adorava amontar as folhas e ver nosso dog (um lindo boxer) pular em cima e espalhar tudo de novo. Era uma delícia.
    Hoje, moro em um apartamento, mas há varias jabuticabeiras no bairro, uma delas num dos meus cafés favoritos.
    Nossa, viajei aqui…
    Que delícia

    bacio

    Curtido por 2 pessoas

    • Para quem pela primeira vez, Jabuticaba é um palavrão mesmo rs.
      Que legal, Lunna. Fico feliz que o texto tenha te ajudado a reviver todos esses momentos especiais 😊
      Beijos 💋🌺💞

      Curtir

  6. Minha cada tinha tanta fruta, chuchu, abóbora e até galinheiro, mas o charme todo do quintal da infância era uma parreira de uva branca. Veio-me tantas lembranças…, os churrascos que meu pai fazia por ali, as longas conversas na roda de chimarrão, … bons tempos. Muito afetivo teu post e muito sensível. Fez-me muito bem. Muito obrigado, minha querida Gabriela. Abraço carinhoso e todo o cuidado de sempre.☮️💐❤️

    Curtido por 3 pessoas

  7. Que coisa mais linda! Nunca tinha visto jabuticabeira em flor, é um tesouro mesmo! Quando era criança tinha um abacateiro no quintal, vivia pendurada nele feito um bichinho! E que coisa gostosa era pegar abacate madurinho pra comer com açúcar! Dizem que toda criança precisa de um bicho de estimação. Acho que podemos colocar nessa lista uma árvore frutífera também! Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s